segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Documentário sobre comunidade tradicional de MG concorre o 55º Prêmio Margarida de Prata


Foto: João Victor Rodrigues 


Obra que retrata a luta por regularização  fundiária e direitos da comunidade de Cabaceiras, no Norte de Minas Gerais, está entre os finalistas do prêmio de comunicação da CNBB


Por Comunicação | APC


O documentário "Povos da Beira D’água – Comunidade de Cabaceiras, Norte de Minas Gerais" está entre os finalistas na categoria de curta-metragem do 55º Prêmio Margarida de Prata, tradicional premiação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A obra destaca a luta da comunidade tradicional quilombola, pesqueira e vazanteira por seus direitos e reconhecimento.


Sendo o primeiro filme de uma série de reportagens especial que percorreu cinco comunidades no Norte de Minas, a obra aborda  um dos principais desafios enfrentados pelos povos tradicionais em todo o Brasil: a regularização fundiária. Às margens do Rio São Francisco, o Velho Chico, o filme acompanha a comunidade de Cabaceiras  no diálogo com representações  do Estado e denuncia o histórico de violações. Apoiada pelas pastorais do campo, a resistência de Cabaceiras espelha a realidade de muitas outras na região que buscam garantir o direito fundamental à terra para poderem plantar, pescar e manter viva sua cultura ancestral.

Foto: Cláudia Pereira

O documentário que é uma iniciativa da Articulação das Pastorais do Campo (APC),  se destacou entre mais de 470 inscrições nos Prêmios de Comunicação da CNBB, que visa dar visibilidade a trabalhos que promovem os valores do Evangelho e a dignidade humana em diversas plataformas, como rádio, TV, cinema, internet e produções acadêmicas.

Criado em 1967, o Prêmio Margarida de Prata tem um histórico de apoio à produção cultural independente no país, especialmente durante o período da ditadura militar, valorizando obras que lançam um olhar crítico e sensível sobre a realidade brasileira.

O curta-metragem sobre a comunidade de Cabaceiras entra agora na fase final de avaliação, que será conduzida por um Júri-Pastoral composto por bispos indicados pela Comissão de Comunicação da CNBB. Os vencedores da 55ª edição dos prêmios serão anunciados no dia 23 de novembro.




Ficha Técnica do Documentário:

Realização: Articulação das Pastorais do Campo (APC)

Produção e Reportagem: Cláudia Pereira e João Victor

Direção: Cláudia Pereira e Humberto Capucci

Edição e Finalização: Humberto Capucci

Trilha Sonora: Antônio Cardoso, Zé Pinto, André Souza e Ewerton Oliveira



#PovosDaBeiraDagua #PrêmioMargaridaDePrata #ComunidadeCabaceiras #NorteDeMinas #PovoseComunidadesTradicionais #CNBB



Nenhum comentário:

Postar um comentário